Parasurf em Cabedelo definido os representares.

CBSurf Cabedelo Parasurf: Heróis do Mar Abraçam a Onda da Inclusão

CBSurf Cabedelo Parasurf
Imagens: Lima Jr. e Damangar

O sol nasceu entre nuvens de chuva anunciando o último e mais crucial dia do CBSurf Cabedelo Parasurf. Os elementos da natureza pareciam sintonizados com o espírito vibrante, a energia emocionante e as incertezas que envolviam os atletas. 


A praia estava agitada. Era o dia das finais, um dia em que os campeões seriam coroados e as vagas na equipe brasileira para o Mundial ISA de Parasurf na Califórnia seriam conquistadas em outro show de superação que atraiu a atenção do mundo. 


Djackson Santos, o "Gato de Botas", montou uma onda que parecia ter esperado por ele o dia inteiro. Ele surfou como quem viu nela um vôo direto para a Califórnia. O público assistia em admiração, enquanto Djackson fazia a melhor onda do evento, 9,00. Monique Oliveira, nos agraciou com a segunda melhor onda do evento, 8,50.


Davizinho Radical reafirmou seu favoritismo e conquistou sua vaga na categoria PS Prone 2 Masculino. Davi é tão bom surfista quanto é comunicador. Ele soube mandar bem o seu recado nas ondas para vencer Gena Lima que surfou com garra e determinação de um vencedor. 


Falar de Gena e não falar do seu trabalho junto a AC Social é impossível. Seu trabalho e de sua equipe tornou possível que a CBSurf atendesse à risca todas as normas da Lei Brasileira de Inclusão e por isso nosso muito obrigado.


Mas a música da inclusão não era tocada por um único instrumento. A categoria Síndrome de Down, Surdos e Autista também brilharam nesse palco de superação. As performances peculiares desses atletas desafiaram os conceitos de inclusão e acessibilidade do mundo do surf. Suas jornadas inspiradoras e cheias de demonstrações sinceras de amor pelo esporte, se entrelaçaram com a narrativa do evento, reforçando que o CBSurf Cabedelo Parasurf não é apenas uma competição, mas um hino de inclusão e liberdade.


A presença do Secretário Nacional do Paradesporto no Ministério dos Esportes foi uma prova da ressonância desse evento. Fábio Augusto esperava um grande espetáculo, mas as ondas da Praia de Intermares o surpreenderam. Com uma aula de surf conduzida pelo instrutor Cepacol, o Secretário embarcou em sua própria jornada pelo mar, encontrando com uma prancha a tradução exata da Proposta do CBSurf Cabedelo Parasurf e conhecendo a mágica que pode salvar vidas.


Ainda atestando sobre a ressonância desse evento, a Prefeita de Baia Formosa, Camila Melo veio pessoalmente prestigiar o evento e nos dizer de sua vontade de leva-lo também para a sua cidade.  Ela que tem a responsabilidade de gerir o município eleito como a Capital do Surf do Rio Grande do Norte tem feito um trabalho incrível.  Baia Formosa, além de ser formosa como diz o nome, tem como ilustre morador Ítalo Ferreira, campeão mundial de surf.


Falando de gestores municipais, o que dizer do Prefeito de Cabedelo Vitor Hugo? Surfista de alma e de coração, não mediu esforços para a realização do CBSurf Cabedelo Parasurf. Primeira cidade paraibana a ter uma secretaria dedicada a pessoa com deficiência (e segunda no Nordeste) Cabedelo tornou-se um exemplo para o esporte inclusivo sob a luz da imprensa mundial.  


Nosso muito obrigado também a Maurício Vicente, Secretário de Esportes Juventude e Lazer que nos ajudou com todo o seu coração, ao Secretário de Turismo Haenell Farias que fez do nosso evento um ponto turístico da cidade e a Geusa Ribeiro Dornelas, Secretária das Pessoas com Deficiência que entregou toda a sua paixão pela nossa causa.


O apoio da Uninassau, um vetor crucial nessa sinfonia de inclusão, proporcionou experiências sensoriais enriquecedoras, abrindo os sentidos para a realidade de um mundo mais acessível. Além disso, a atenção dedicada aos atletas através de massagens, ventosaterapia e outras terapias ressoou cuidado e comprometimento que tornam essa instituição de ensino um ícone de excelência.


O CBSurf Cabedelo Parasurf não é apenas um torneio de surf, é uma celebração da inclusão, um testemunho da resiliência humana e uma ode à diversidade. Os campeões conquistaram suas vagas no Mundial ISA de Parasurf, mas o verdadeiro troféu foi erguido por todos em forma de uma a aliança entre o oceano, a superação e a paixão, criando uma melodia que ecoará no coração de todos que testemunharam e se tornaram assim agentes multiplicadores dessa ideia.


Obrigado Cabedelo!


Os atletas que venceram em suas categorias e formaram a equipe brasileira para o Mundial de Parasurf na Califórnia são:

1. Vera Quaresma

2. Henrique Saraiva

3. Marçal Costa

4. Davizinho Radical

5. Tiana Dantas

6. Malu Mendes

7. Roberto Pino

8. Rafael Lueders

9. Figue Diel

10. Miguel Flavio

11. Felipe Kizu

12. Djackson Santos

13. Monique Oliveira


Para acompanhar os desdobramentos do CBSurf Cabedelo Parasurf e as finais emocionantes, acesse o site oficial em www.cbsurf.org.br e siga o Instagram @cbsurfoficial. 
































































O CBSurf Cabedelo Parasurf é uma realização da Confederação Brasileira de Surf e da Federação Paraibana de Surf. Tem o incentivo do Governo Federal através do Ministério dos Esportes, da Prefeitura de Cabedelo através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, da Secretaria de Turismo e da Secretaria das Pessoas com Deficiência. Conta ainda com o apoio da Surfland Brasil, Uninassau, Rodas da Liberdade, Fu Wax e AC Social.


Contato para Imprensa: Nome: Claudio Damangar / Assessoria CBSurf 

Email: damangar@gmail.com Telefone: (81) 9 97585030


Ceará Surf

Somos o Portal de Noticias do Surf Nordestino. Dedicando nossos conhecimentos ao seguimento surf desde 2005.

Postar um comentário

Não é permitido fazer novos comentários.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Site Cearasurf