Pontão do Iguape Final Heat. Dia 02.

CAMPEÃO CEARENSE DE SURF PROFISSIONAL 2023: ARTUR SILVA

Finalista Pro. Foto: Lima Jr.

Artur Silva fatura o Título de Campeão Cearense Profissional 2023 Back to Back e comemora o tricampeonato da categoria. Michel Roque vence a etapa.




Nesta sexta-feira (10) de altas ondas na Praia do Pontão do Iguape, município de Aquiraz, o surfista Artur Silva consagrou-se Tricampeão Cearense de Surf Profissional! Em uma decisão dramática onde os dois candidatos ao título, Edvan Silva e Artur Silva, perderam nas semifinais na mesma terceira colocação, caprichosamente a dupla continuou empatada em todos os quesitos, prevalecendo o último, que era o resultado do ranking anterior. E como Artur foi o Campeão 2022, ele pode comemorar o seu segundo título consecutivo (Back to Back), o terceiro da carreira, entrando para o seleto grupo dos tricampeões cearense de surf profissional.



Os Silvas (Artur Silva e Edvan) chegaram empatados ao Pontão do Iguape Final Heat, última e decisiva etapa do certame estadual do Esporte dos Reis Havaianos, que rola até o domingo 12/11. Cada um somando uma vitória, uma segunda colocação e um 17o lugar. Mas, ninguém poderia imaginar que eles terminariam o evento assim como chegaram, empatados, e partiriam para os critérios de desempate, de maior nota, maior somatório e assim por diante. E mesmo assim continuariam empatados. E foi com esse enredo, calculado milimetricamente na ponta do lápis, que Artur Silva conquistou o Título de Campeão Cearense Profissional Back to Back, já que ele venceu o circuito duas vezes consecutivas, 2022 e 2023.


Mas, apesar do circuito ter sido definido com o término das semifinais, a grande Final ainda decidiria o nome do grande campeão da etapa. E dominando a Final praticamente do início ao fim com direito à maior nota do evento, 9.0, o local da Praia da Taíba, Michel Roque, não deu chance a seus adversários e faturou o troféu da última etapa


Apesar do resultado desequilibrado em favor de Roque, seus adversários venderam caro a derrota e deram bastante trabalho buscando a virada até os últimos minutos da bateria. Contudo, somando uma nota 9.0 seria muito difícil tomar o troféu das mãos de Michel, que estava em um daqueles dias inspirado, abusando do estilo e das manobras progressivas, características de sua performance. 


Em sua melhor onda, com pouco mais de 1 minuto após o início da bateria, Michel pegou uma boa direita desferindo seis fortes batidas de backside para assumir a liderança e de lá não sair mais até o término da bateria, praticamente eliminando as chances de seus oponentes. No final na segunda colocação ficou Eugênio Alves, com Santiago dos Santos em terceiro e Isaías Silva completando o pódio na quarta colocação

Amadores também dão show

Mas, o dia não foi de show apenas na Profissional. Programados para conhecer o grande campeão também nesta sexta-feira (10), a principal categoria entre os amadores, a Open, iniciou on fire evidenciando mais uma vez o alto nível do surf cearense.

Destaque para Isaías Silva, que entrou na água em 6 baterias no dia, duas na categoria Open e 4 na Profissional, mostrando que o campeão cearense Pro do ano de 2010 continua em grande forma, chegando a cravar um 8.33, a maior nota do dia entre os amadores, em uma onda que ele desferiu três fortes batidas de backside para impressionar os árbitros e incendiar a torcida que assistia da praia ao show de surf.



Isaías chegou ao Iguape com chances matemáticas de ser o campeão do circuito na Profissional, mas para isso precisaria, além de vencer o evento, torcer para que Edvan e Artur perdessem de cara e não avançassem nenhuma bateria. O que não se confirmou. Mesmo assim, Isaías seguiu firme até a grande Final, arrancando uma honrosa quarta colocação no pódio da Profissional e a motivação que precisava para ir com tudo para as fases finais da categoria Open.


Apesar do cronograma ter iniciado o dia com a previsão de encerramento da categoria Open também nesta sexta-feira, as semifinais e a grande Final foram adiadas para o domingo de decisões, dia em que se encerra o Circuito Cearense de Surf 2023 com a realização das 15 baterias Finais que irão definir os demais pódios e campeões da última etapa, assim como o ranking final do ano de 2023.


Cronograma do Sábado


O sábado está previsto para iniciar às 8h com as baterias da Sub 16, seguida pela Sub 14, Sub 12, Longboard Master, Master, Longboard Open, Kahuna, Open Feminino, Sub 8 e Sub 10. Lembrando que, a exemplo do que aconteceu na sexta-feira, o cronograma está sujeito a alterações de acordo com as condições apresentadas pelo mar e a avaliação da Direção de Prova.


08:00 3 SUB 16 FASE 1

08:45 3 SUB 14 FASE 1

09:30 3 SUB 12 FASE 1

10:15 3 LONG MASTER FASE 1 

11:00 4 MASTER FASE 1 

12:00 4 LONG OPEN FASE 1 

13:00 4 KAHUNA FASE 1 

14:00 2 OPEN FEM SEMI 

14:30 3 SUB 8 FASE 1 

15:15 2 SUB 12 SEMI

15:45 2 SUB 10 SEMI 

16:15 2 SUB 14 SEMI 

16:45 SEMI 

16:45 FINAL DE TRABALHOS

*CRONOGRAMA SUJEITO A ALTERAÇÕES


PREMIAÇÃO

Na categoria Profissional a premiação foi de R$10.000,00 (dez mil reais), distribuídos entre os melhores atletas.


Já entre os Amadores a premiação será composta de 03 pranchas ACS, 13 Blocos, 64 kits das marcas Pena, Jisk, NoGrau, e Alma Leve, Óculos Sunlyght, 04 vouchers de R$ 100,00 Mahalo Poke, Brindes Ótica Matrix + 64 Troféus, divididos entre os finalistas.

CATEGORIAS EM DISPUTA

Em 2023 o Circuito Cearense de Surf conta com 16 categorias. São elas: Sub 08, 10, 12, 14, 16, 18, Open (sem limite de idade); Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Long Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos), Long Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade).

TRANSMISSÃO AO VIVO

Você pode conferir tudo o que rolar Ao Vivo no Pontão do Iguape Final Heat, 4ª e última Etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, através do Canal do You Tube da Federação de Surf do Estado do Ceará. Lá, você poderá assistir tudo o que rola em todos os dias do evento na íntegra. Se inscreva e ative o sininho de notificações para ficar por dentro de tudo o que rola no surf cearense.

Todos os resultados de baterias, cronograma, estatísticas e ranking, assim como o Livro de Regras do Circuito, poderão ser acessados através do link https://surfbyte.com.br/eventos/2023/CE2304/


Hotel Oficial do Evento: HOTEL DONANA (85 997456383)

MAIORES INFORMAÇÕES:

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 999868538)

amelio.junior@uol.com.br

1º Michel Roque (CE) 14.65

2º Eugênio Alves (CE) 10.15

3º Santiago dos Santos (CE) 9.45

4º Isaías Silva (CE) 8.00


CAMPEÃO CEARENSE DE SURF PROFISSIONAL 2023: ARTUR SILVA


O PONTÃO DO IGUAPE FINAL HEAT, evento válido como quarta e última etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, conta com o Patrocínio da Prefeitura de Aquiraz. Apoio: Pena, Jisk, Nograu, Alma Leve, Sunlight, Mahalo Poke, D’Cofibras, Hotel Donana, Revista Beach Show, Pranchas ACS, Ótica Matrix, Jeferson Pipo, Farmácia do Trabalhador, Sesjus, Sufbyte, Aasce e Cbsurf. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará e IBESF.

Por George Noronha

Com imagens de Lima Jr.




























































































Ceará Surf

Somos o Portal de Noticias do Surf Nordestino. Dedicando nossos conhecimentos ao seguimento surf desde 2005.

Postar um comentário

Não é permitido fazer novos comentários.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Site Cearasurf