Emoção e grandes disputas na abertura do Circuito Brasileiro de Surfe de Base e na inauguração da Alameda do Surfe na praia do Borete
O primeiro dia do CBSurf Rip Curl Grom Search na praia do Borete, no município pernambucano de Ipojuca começou com a inauguração da Alameda do Surfe Giancarlo Cavalcanti, um espaço dedicado aos surfistas para terem acesso e convivência na praia, seguido pela cerimônia dos areias, quando representantes das 15 delegações levam de sua praia areia para ser depositadas em uma urna coletora, e o hasteamento da bandeira do Brasil pela prefeita Célia Sales do Ipojuca ao som do hino nacional
“É com muita emoção que participo da inauguração deste espaço que leva o nome do meu sobrinho Giancarlo Lins Cavalcanti, ainda mais na abertura deste evento que valoriza esse esporte que é tão importante não só para Porto de Galinhas, mas pra toda cidade, sendo um grande atrativo para o nosso turismo. Parabenizo a Confederação Brasileira de Surf e Federação Pernambucana de Surf, que com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Esportes, iniciam esse evento tão bonito", disse a prefeita do Ipojuca, Célia Sales em seu discurso declarando aberto o CBSurf Rip Curl GromSearch.
após foi iniciada a competição com a categoria SUB 18 masculina com 12 baterias classificatórias para a segunda fase e hoje mesmo já teve duas disputas, das quatro restantes para amanhã, 19/04. Quem já este classificado para a terceira fase são os atletas da Paraíba Levi Silva e João Ricardo, o paranaense Anuar Chiah e o paulista Matheus Neves. Levi Silva conquistou sua vaga virando nos dois últimos segundos para garantir sua vitória e tirar o potiguar Rafael Barbosa da competição.
O atual campeão brasileiro SUB 18 que está classificado para disputar a segunda fase, imprimiu seu forte ritmo e com seu surfe veloz e aéreo só foi ameaçado pelo carioca Pablo Gabriel que fez a maior nota do dia 7,20 pts, com o somatório de 13.83 x 13.20 a favor de Luan, fazendo a disputa com os dois maiores somatórios do dia.
Também estão na disputa para passar à terceira fase pelo Rio Grande do Norte Arthur Vilar, por Pernambuco Luan Ferreyra e Luan Lapolli, pelo Rio de Janeiro Rafael Guimarães e Pablo Gabriel, por São Paulo Kalani Renno, Pedro Henrique, Pedro Ferreira, pelo Maranhão Arthur Victor, por Santa Catarina Cauê Conceição e Ryan Marins, por Sergipe Jean Muniz, pelo Rio grande do Sul Guilherme Penha, pelo Pará Gustavo Roberto e pela paraíba Felipe Homsi.
Na SUB 18 feminino, única categoria disputada hoje além do SUB 18 masculino. A paranaense Luara Mandelli apesar de jovem usou sua experiência adquirida nesse último ano na seleção brasileira junior para aproveitar ao máximo as pequenas e difíceis ondas nesse momento do mar, que iniciou o dia com lindas e rápidas ondas. O maior somatório foi a da catarinense Maria Autuori com 9,50.
“Realmente começou o ano. Sempre se superando aqui emPernambuco. É o maior circuito de base do mundo. Vamos acabar no domingo, já na segunda-feira já fica essa estrutura mudando só a lonas. Para taça brasil 5000 válido pelo estadual. vamos deixar o legado, queremos serreeleitos lá no final do ano. Para realmente ter um mandato de 4 anos. Então eu acho que a gente vai ter muita coisa boa aí para frente”. Falou Geraldo Cavalcanti, Diretor de Relações Institucionais da Confederação Brasileira de Surf
A próxima chamada será amanhã, sexta-feira, às 7h30 para começar as 8h00. Assista ao vivo pelo canal CBSurfPLAYe pelo site cbsurf.org.br. Acompanhe a cobertura pelo instagram @cbsurfoficial e por @ripcurl_brasil e pela Federação Pernambucana de Surf @fepesurf. A primeira etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search tem a apresentação da da Prefeitura Municipal do Ipojuca através da Secretaria Especial de Esportes. Com a realização da CBSURF (Confederação Brasileira de Surf), FEPESURF (Federação Pernambucana de Surf). Com ospatrocínios e apoios da Rip Curl Brasil , Fu-Wax, SurflandBrasil, Brazinco, Bar do marcão e Pousada Maresia.
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e tambémpela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.
Fotos no link:
https://drive.google.com/drive/folders/1Kg1iaMukPSPUAJzkfq2b_r_qTlCkP9aU?usp=sharing
Crédito das fotos: Foto: Alexandre Gondim/Fepesurf
Assessor de Imprensa do Rip Curl Grom Search/ Fepesurf:
Alexandre Gondim: (81) 999512006 – imagensgondim@gmail.com